“E fez o que era…”

Há alguns dias atrás, as irmãs da nossa igreja terminaram de ler os livros de 1 e 2 Reis e 1 e 2 Crônicas.Estes livros sagrados contam a história dos reis de Israel e Judá e mostram seus acertos e erros (submissão a Deus e pecados).

Constantemente lemos as expressões: “e fez o que era reto aos olhos do Senhor” ou “fez o que era mau aos olhos do Senhor” se referindo aos reis.

E o que isso significa?

Significa a aprovação ou a reprovação de Deus destes reis.

Fazer o que era reto aos olhos do Senhor era conduzir a nação ao culto e a adoração a Deus e tirar a idolatria do meio do povo. Ainda que houvesse fraqueza moral por parte destes reis, mas se conduzissem o povo a Deus fazia o que era bom e reto ao olhos do Senhor.

Fazer o que era mau era propagar a idolatria e o pecado entre o povo de Israel e Judá e isto provocava a ira e a indignação de Deus. Conduzir a nação a idolatria e pecado era afrontar ao Deus verdadeiro, ao Deus que tinha tirado a nação do Egito e a conduzido sob bênçãos e milagres à terra prometida.

O mesmo padrão se aplica hoje.

Se um governante conduz a nação ao pecado e a afronta a Deus é fazer o que é mau aos olhos do Senhor. Plataformas de governo que defendem princípios contrários à Palavra de Deus, como aborto, proibição da bíblia, destruição da família tradicional, por exemplo, fazem o que é “mau aos olhos do Senhor”.

Porém, se um governante defende os princípios da Palavra de Deus, ainda que sua vida pessoal seja um desastre, mas não conduz a nação a afrontar a Deus é visto como fazer o que é “bom aos olhos do Senhor”.

A Bíblia é a Palavra de Deus e nos mostra o padrão para julgarmos a direção que devemos tomar como cidadãos do mundo, não nos esquecendo porém, que somos cidadãos dos céus acima de tudo.

Mesmo que saibamos que “o mundo irá de mau a pior” não quer dizer que devemos contribuir para piorá-lo!Que Deus nos ajude a fazer o que é bom e reto aos seus olhos!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s